Análise comportamental: Tudo o que você precisa saber sobre si mesma!

Muito se fala em análise comportamental e sobre porque é tão importante conhecer os principais traços da sua personalidade. Mas, o que de fato são essas coisas? O que é análise comportamental e quais são as vantagens de se utilizar essa ferramenta?

Acompanhe ao longo deste artigo absolutamente tudo o que você precisa saber sobre esse importante recurso para conhecer mais sobre si mesma e aproveite para deixar para trás a velha você, a partir de um conhecimento aprofundado sobre suas características e objetivos.

O que é Análise Comportamental?

Primeiramente, é importante saber o que é análise comportamental visto que este é um termo recorrentemente comentado quando se pensa em conhecer melhor a si mesma. Enquanto a palavra análise significa um estudo pormenorizado das partes de um todo, por comportamental entende-se aquilo que é relativo ao comportamento humano.

Ou seja, a análise comportamental nada mais é do que o completo estudo do comportamento de cada pessoa, começando por entender ela mesma. Afinal, quanto mais você puder conhecer sobre a sua forma de ser e agir, melhor, não é mesmo?

E a análise comportamental é justamente o recurso utilizado para determinar quais são as características e principais influências a que você tem contato no seu dia a dia encontrando as melhores oportunidades para aproveitá-las, tanto no que diz respeito a convivência familiar quanto também na área profissional, por exemplo.

O comportamento humano é responsável pela forma como as pessoas convivem entre si e consigo mesmas. Trabalhar os pontos fracos indicados pela análise é sempre uma chance de priorizar a melhoria da sua qualidade de vida focando e conquistando suas metas dia após dia.

É por essas e outras que a análise comportamental tem sido tão bem falada ultimamente. Sua grande importância pode ser notada, inclusive, nas vantagens que posteriormente serão apresentadas.

Quais as vantagens dessa ferramenta para sua vida?

Conhecida também como teste de personalidade, a análise comportamental tem incríveis vantagens para quem decide lançar-se na busca do autoconhecimento.

Entre elas vale destacar o fato de saber com maior precisão quais são os pontos que precisam ser trabalhados internamente. Por exemplo, o que precisa ser melhorado dentro de você?

Também é vantajoso o fato de descobrir a partir da análise comportamental quais são as suas características mais fortes e que o faz de você uma pessoa diferenciada dos demais ao seu redor. Afinal, quando se sabe quais são tais pontos, torna-se mais fácil destacá-los também.

Como é realizada a análise comportamental?

Atualmente, quando se fala em análise comportamental automaticamente vem à mente o CIS ASSESSMENT, software com precisão de 99% nos resultados do perfil pessoal. O programa é aplicável tanto para quem deseja conhecer melhor as suas características como também para outros contextos, como dentro das empresas e dos processos seletivos.

Sendo uma das melhores ferramentas existentes hoje em dia, a análise comportamental a partir deste recurso deve ser a primeira alternativa entre aqueles que querem profundidade no entendimento do seu perfil pessoal.

E agora que você já sabe o que é Análise Comportamental é válido destacar ainda qual é a metodologia aplicada no CIS ASSESMENT, que permite determinar os resultados a cerca do perfil de cada pessoa.

Sem dúvida alguma, a metodologia DISC é a grande referência dentro desse contexto, certo?

DISC é a sigla para os termos Dominance, Influence, Steadnisess e Conscientiousness, em português, dominância, influência, estabilidade e conformidade. A análise desses quatro pontos determina as bases do comportamento humano sendo importante seu conhecimento especialmente para quem busca entender melhor sobre si mesma.

“Mas, o que é analisado em cada um desses grupos?”, você pode estar se perguntando. A fim de compreender melhor como se dá a análise comportamental, confira a seguir o que é verificado em cada um desses pilares que dizem respeito ao estabelecimento do perfil pessoal:

Dominância

Como você lida com os desafios enfrentados ao longo do seu dia a dia? As dificuldades e as crises podem impactar a sua rotina ou suas características principais? A forma como tais eventos são encarados demonstra o nível de dominância no seu perfil pessoal.

Influência

Você é uma pessoa influente? Consegue fazer com que os demais que estão a sua volta sejam levados a comprar a sua ideia e lhe seguir? Pessoas influentes tendem a estar em papel de destaque quer na escola, na comunidade ou na empresa. Além disso é válido lembrar que exercer a influência pode ser algo realmente bom.

Estabilidade

As mudanças lhe assustam ou lhe motivam a crescer e melhorar cada vez mais? Como seu psicológico encara e reage quando algo sai daquilo considerado como comum a sua rotina? A capacidade de lidar com mudanças é outro ponto importantíssimo a ser questionado na análise comportamental. Saber se posicionar perante as mudanças ditará sua forma de viver.

Conformidade

O último entre os grupos da análise comportamental diz respeito à forma como você encara regras e outros estabelecimentos. Você segue o que está previamente determinado ou está mais acostumado a fugir de circunstâncias impostas, preferindo agir de modo mais livre?

Após avaliar cada um dos quadrantes anteriormente expostos, e a partir do CIS ASSESSMENT, é possível precisar com maior segurança de qual grupo comportamental você faz parte. Os perfis previamente estabelecidos são: Conforme; Influente; Dominante; e Planejador.

Como conhecer o seu perfil comportamental?

Além de ser essencial conhecer melhor o seu perfil, é importante mencionar que a análise comportamental tem sido bem quista também entre aqueles que precisam organizar melhor o seu dia a dia e até mesmo se encontrar no que diz respeito à área profissional, por exemplo.

Quanto mais você conhecer e entender sobre o seu perfil, melhor. Afinal, ninguém pode ir longe se não sabe exatamente quais são as ferramentas disponíveis para o seu uso, não é mesmo? E, neste caso, suas ferramentas são justamente as suas características pessoais!

A análise comportamental é a porta de entrada para um estudo aprofundado de si mesma. Portanto, se você precisa reorganizar as ideias e as metas para um futuro melhor, se não está plenamente satisfeita com os resultados que tem conquistado dia após dia, talvez seja o momento certo para fazer uma Análise Grátis para rever seus conceitos. Cadastre-se agora mesmo e conheça seu perfil!

Quer receber os novos conteúdos direto em seu email?

Regina Teodoro

Regina Teodoro

Olá, sou a Regina Teodoro! Eu ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial, eliminando bloqueios e impedimentos através do autoconhecimento.

Website: http://reginateodorocoach.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: Como lidar com pessoas difíceis no dia a dia? - Blog Regina Teodoro Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *