Como deixar de ser insegura de vez? Veja essas dicas!

Seja na vida pessoal, profissional ou familiar, saber como deixar de ser insegura é indispensável para ter dias mais felizes e mais completos, não é mesmo? A insegurança, que no dicionário é definida como um sentimento ou sensação de não estar protegida ou segura, acaba por estagnar a pessoa que sofre deste mal em um só lugar lhe impedindo de crescer.

E os prejuízos são muitos, é claro! Na vida pessoal, quem sofre de insegurança acaba sentindo-se frustrada por não progredir. O medo de ir em frente é um dos principais obstáculos para quem não acredita em si mesma e o pensamento “eu não consigo” está extremamente presente.

Já na vida profissional, quem sofre de insegurança muitas vezes não consegue sequer encontrar algo em que possa ser considerada como boa. As dúvidas e incertezas acabam fazendo com que esta pessoa troque várias vezes de área de trabalho sem, contudo, permitir que se dedique e aplique a cada uma delas. A insegurança impede o simples “tentar”.

Como se não bastasse, a pessoa insegura também apresenta sérios problemas em seus relacionamentos e em seu convívio familiar. Devido a isso, muitas vezes se submetem a situações adversas, como abaixar a cabeça e aceitar coisas que não deveria porque tem medo de viver sozinha. Isso não é vida!

“Como deixar de ser insegura então?”, você deve estar se perguntando agora caso tenha se enxergado em algum dos exemplos dados. É justamente sobre esse assunto que trata o artigo!

10 dicas sobre como deixar de ser insegura

10 dicas sobre como deixar de ser insegura

Evidentemente, saber como deixar de ser insegura é apenas o primeiro passo em um processo que dura um tempo variável de pessoa para pessoa. Portanto, além de ler os próximos tópicos, é indispensável que você se comprometa a cumprir cada um deles pelo tempo que for necessário e até que a insegurança realmente tenha deixado sua rotina. Acompanhe:

1. Afaste todo e qualquer pensamento negativo

A primeira dica sobre como deixar de ser insegura é mandar para longe de si todo e qualquer pensamento negativo. A negatividade, por si só, já faz muito mal para as pessoas. Quando aplicada a si mesma, pior ainda! Se você falar repetidas vezes que não pode ou que não consegue algo, condicionará seu cérebro a não conseguir. Mude de hábito!

2. Conheça o seu perfil comportamental

Você já ouviu falar em perfil comportamental e sabe qual é a importância de saber qual é o seu? Definido a partir da resposta a algumas perguntas, quando você sabe qual é o seu perfil consegue trabalhar com maior precisão nas suas dificuldades e problemas utilizando seus pontos fortes e habilidades. Aproveite para fazer a análise de seu perfil comportamental grátis aqui!

3. Defina quais são as suas metas e objetivos

Pessoas inseguras têm um gigantesco medo de definir quais são as suas metas e objetivos, uma vez que acreditam que se frustrarão por não alcançá-los. Mas, você já ouviu aquele ditado que diz “para quem não sabe onde está indo, qualquer lugar serve”? Se você não definir o que quer, terá que se satisfazer com qualquer coisa, por isso é importante elencar tudo em um papel.

4. Deixe o passado no passado

Remoer coisas que já aconteceram e que deveriam ter ficado no passado realmente não trará benefícios para o seu presente, tão pouco para o seu futuro. O passado deve ser usado apenas como um manual de consulta para que seja possível tirar uma aprendizagem com os erros que ficaram para trás. Apenas isso! Não fique pensando “se eu tivesse feito de tal forma..”, “se isso..”, “se aquilo…”, etc.

5. Desafie-se: Eu quero, eu posso e eu consigo!

Quer saber como deixar de ser insegura? Comece agora mesmo a se desafiar! Sabe aquelas coisas que você nunca fez, mas que sempre teve um pouquinho de vontade? Que tal? Podem ser coisas ousadas como tomar a iniciativa no seu relacionamento, apresentar uma ideia ou sugestão inovadora para o seu chefe, ou simplesmente cantar em um karaokê. Tanto faz.

6. Escute apenas as críticas que são construtivas

Todas as pessoas estão sujeitas as críticas e em alguns casos é realmente importante parar para ouvi-las. Afinal, as críticas que são construtivas sempre acrescentam algo positivo. Todavia, se as pessoas que estão ao seu redor costumam fazer críticas que a colocam para baixo, “Vai largar os filhos na escola para trabalhar, onde já se viu?”, apenas tampe os ouvidos.

7. Identifique quais são suas habilidades

Todas as pessoas possuem habilidades que são distintas. Você não é uma pessoa inútil, como pode ser que alguém já lhe tenha dito. Pelo contrário, evidentemente possui características únicas que, se bem aplicadas, lhe trarão reconhecimento. Sua habilidade pode ser instinto maternal, de ser esposa ou de ser uma empresária de sucesso, uma presidente de empresa. Quem sabe?

8. Não permita que desvalorizem quem você é!

Infelizmente, e especialmente entre as mulheres, a desvalorização se faz muito presente no dia a dia. Mesmo em uma época cujo o machismo vem sendo frequentemente apontado e o feminismo tratado como a solução a tais problemas, é fato de que muitas mulheres ainda escutam frases desagradáveis que as colocam para baixo. Não acredite em nada disso, você tem qualidades que podem lhe levar para longe! Não deixe ninguém por em xeque seu valor!

9. Nunca queira agradar exclusivamente aos outros

Um erro comum e frequente é que as pessoas têm a tendência de querer agradar aos demais ao seu redor, muitas vezes passando por cima de seus próprios gostos e vontades. Isso não está certo! E se estamos falando sobre como deixar de ser insegura esta é uma dica que tem que passar a valer na sua vida desde já. Agrade mais a si mesma e esqueça um pouco os demais.

10. Valorize a si mesma sempre!

Por fim, não menos importante, é claro, melhore sua autoestima e valorize quem você é, sua trajetória até aqui e os percalços pelos quais você já passou! Assuma que você tem tudo de que precisa para ser um destaque. Olhe para o espelho e diga frases de amor, de coragem e de determinação para a figura que vê refletida. Você realmente merece!

Qual o resultado a encontrar após saber e aplicar cada uma dessas dicas sobre como deixar de ser insegura? Com certeza sua vida não será mais a mesma! A autoconfiança fará com que você enxergue e deseje lugares que antes nunca havia sequer sonhado. Por isso, espere uma verdadeira mudança de vida depois de afastar a insegurança da sua rotina.

Precisa de um acompanhamento profissional para saber mais sobre como deixar de ser insegura? Aproveite para curtir minha página no Facebook e vamos tratar mais especificamente do seu caso! O importante é alcançar seus objetivos e ser feliz, certo?

Quer receber os novos conteúdos direto em seu email?

Regina Teodoro

Regina Teodoro

Olá, sou a Regina Teodoro! Eu ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial, eliminando bloqueios e impedimentos através do autoconhecimento.

Website: http://reginateodorocoach.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: 8 dicas para combater a baixa auto estima hoje! - Blog Regina Teodoro Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *