Como lidar corretamente com o fracasso frequente?

O fracasso é algo próprio do ser humano, portanto, ele faz parte da vida de qualquer um. O problema em si, consiste na visão de que algumas de nós acreditam que as pessoas que são bem-sucedidas em alguma área de suas vidas somente tiveram alegrias. Ou seja, que para elas tudo sempre ocorreu bem e o caminho até lá foi o menos tortuoso possível.

Na realidade, são pensamentos como esses que tornam a superação do fracasso uma tarefa difícil. Quem aprendeu sobre como lidar corretamente com o fracasso, sabe que não existe sucesso sem ele.

Ao analisarmos a vida daquelas pessoas que obtiveram destaque em algum projeto, vamos perceber que suas trajetórias são repletas de coisas que mais deram errado do que certo. O grande diferencial é que elas não se acomodaram e nunca pensaram em desistir.

Nesse artigo, veja alguns pontos importantes para você que quer aprender a lidar e superar os fracassos de sua vida. Confira!

O fracasso é sempre uma possibilidade

Algumas pessoas veem o fracasso como o fim. Mas, ele pode ser uma ferramenta para uma mudança de direção. Como o fracasso faz parte de nossas vidas, o ideal é sempre o encararmos como uma oportunidade para um novo começo.

De fato, às vezes será preciso começar tudo do início. Não se desespere. É apenas mais uma chance de recomeçar corrigindo os erros que foram cometidos em outras tentativas.

Aceitação

O fracasso é uma parte integrante de qualquer processo de criação. Por exemplo, você poderá fracassar nos negócios, na organização da festa de fim de ano, no trabalho, nos estudos etc. Aceitar que o fracasso poderá aparecer fará com que você tenha menos medo dele.

É importante ressaltar que quanto mais medo de fracassar você tiver, menos atitudes para uma mudança de direção terá. Claro que aprender a aceitá-lo não é fácil, mas é fundamental.

Compreender a situação

As mudanças somente ocorrem quando nos propomos a tomar alguma atitude em relação a determinada situação. É inútil gastar tempo e energia física e mental tentando mudar algo que não entendemos. Ao agir dessa forma, as chances de que os mesmos erros sejam cometidos são muito grandes.

Antes de trabalhar pela mudança, procure compreender o que provocou aquela experiência. Aproveite para ir mais fundo e aprender mais sobre você mesma. Por exemplo, como o que aconteceu poderá ajudar no seu crescimento pessoal, o que foi possível aprender ou ainda, o que determinada ocorrência mudou na sua forma de ver as coisas?

Eduque as emoções

Reagir e responder a algo que representa o fracasso são coisas muito distintas.

Quando falamos sobre reação, precisamos lembrar que trata-se de algo muito automático e com uma grande carga emocional. Via de regra, a única contribuição disso é fazer com que o problema aumente.

É por isso que a superação dos episódios de fracasso geralmente envolve muita racionalidade. Desta forma, agindo com base no raciocínio, vamos evitar impulsos destrutivos e caminhos errados.

Tenha em mente que a reação emocional contribui para a falta de ação e de tomada de decisão. Já a resposta racional diz respeito a vencer a inércia.

Quando a você aprende a educar suas emoções e não permite que elas afetem suas decisões, as chances de uma resposta efetiva e funcional ao fracasso são bem maiores.

Aliás, lidar com emoções não quer dizer que devemos ignorá-las. Devemos sim, aprender a conviver com elas sem deixar que elas nos impulsionem e direcionem as nossas decisões.

Maturidade

Falamos sobre o quanto é importante controlar o lado emocional e focar no lado mais racional quando falhamos em alguma coisa. Mas é preciso ir um pouco além para vencermos as dificuldades. Primeiro, devemos ter consciência de que o problema, seja ele qual for, não será solucionado da noite para o dia. Segundo, nada de perder tempo se lamentando.

Quando o fracasso bater à porta é melhor respirar fundo, dar um tempo e depois começar a analisar as possibilidades que tornarão possível a superação do erro.

A ideia é simples: devemos sempre procurar por fazer com que o fato seja o menos impactante possível no contexto geral de nossas vidas. É difícil? Sim, mas não impossível.

Aprenda

Para aprender a lidar e superar os fracassos o ponto-chave é enxergá-los como oportunidades de aprendizado. Eles são desconfortáveis, sim, mas são excelentes formas de aprendermos mais sobre nós mesmas. Com isso, sempre que fracassar em algo, procure avaliar os motivos que a levaram ao erro e que atitudes que, se tomadas de outra maneira, evitariam aquela situação.

Mantenha a calma

Existe uma frase que diz que ‘perder uma batalha, não é perder a guerra’. Ela cabe muito bem aqui para exemplificar o motivo pelo qual não podemos nos desesperar. Isto é, se a você falha em uma determinada fase de um projeto, nada impede que todas as outras estejam corretas.

Nessa situação, você deve se concentrar no ponto com problemas e não em abandonar tudo apenas porque uma parte deu errado.

Ao ter essa visão mais abrangente você verá de forma mais clara que não foi tudo em vão. E mais, que se mantiver a calma, poderá solucionar os problemas de forma mais rápida e eficiente.

Longo prazo

Um dos grandes motivos que fazem as pessoas se perderem e desesperarem quando fracassam é a falta de planejamento. Outro fator desmotivador é a crença de que uma falha significa nunca mais conseguir acertar. É preciso recondicionar a maneira de pensar a vida e as situações que a envolvem. Somente depois de fazer isso é que vamos conseguir analisar o que pode ser feito de forma viável para atingirmos determinado objetivo. Ou seja, planejarmos o futuro.

Uma das grandes vantagens de gastarmos tempo planejando algo, é a possibilidade de identificarmos falhas muito antes de elas acontecerem. Além disso, caso haja alguma eventualidade, a perspectiva de recuperação e retomada do caminho é muito mais clara.

Lidar com o fracasso, com as falhas e derrotas não é algo simples de ser feito. O processo de construção da vitória e das conquistas é diário e deve ser encarado sempre de forma positiva.

Agora que você conheceu alguns dos pontos mais importantes para lidar com o fracasso, aproveite e curta a minha fan page e fique por dentro de dicas e orientações especiais para sua vida!

Quer receber os novos conteúdos direto em seu email?

Regina Teodoro

Regina Teodoro

Olá, sou a Regina Teodoro! Eu ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial, eliminando bloqueios e impedimentos através do autoconhecimento.

Website: http://reginateodorocoach.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *