Conheça o efeito do seu perfil comportamental na comunicação!

A comunicação só acontece e é considerada como eficiente quando uma pessoa fala e a outra entende perfeitamente sobre o assunto. Mas, como arquitetar um discurso quando os ouvintes serão, entre si, diferentes? Entender a importância do perfil comportamental na comunicação é sem dúvida o primeiro passo para responder corretamente a essa questão!

Há inúmeras variáveis dentro do processo comunicativo. Quem fala tem um perfil comportamental específico e que nem sempre coincide com aquele que é do ouvinte.

Quem escuta a informação, por sua vez, pode ser desde uma só pessoa, com suas características únicas, até um grande público em que existem incontáveis tipos de perfis.

O que fazer para tornar a comunicação eficiente em tais circunstâncias? Conhecer o seu perfil comportamental com certeza é a dica número um para avançar de modo mais eficaz. Afinal, cada tipo de perfil comunica-se de uma forma, não é mesmo?

Qual o seu perfil comportamental?

Dominantes, influentes, analistas e planejadores. Qual é o seu perfil comportamental, afinal de contas? Enquanto os dois primeiros grupos são repletos de pessoas extrovertidas, que prezam pela comunicação e são enérgicas e mais comunicativas, os dois últimos são introvertidos, organizados e bons ouvintes.

A determinação para tais grupos ocorre a partir da metodologia DISC em que os indivíduos são avaliados no que diz respeito à Dominance (Dominância), Influence (Influência), Steadnissess (Estabilidade) e Conscientiousness (Conformidade).

Devido a essas diferenças, é preciso administrar a melhor forma para passar a sua informação variando sempre conforme o seu público. Considere ainda qual é o seu próprio perfil, afinal é sabido que os grupos semelhantes serão mais facilmente atingidos pela sua mensagem.

O efeito do perfil comportamental na comunicação

A comunicação está presente em todos os lugares e em todos os tipos de relacionamentos existentes. Seja para falar com os seus filhos, com os seus subordinados na empresa ou com potenciais clientes, transmitir bem a mensagem é essencial para sair na frente.

A seguir serão dadas dicas simples sobre como atentar-se com a forma de comunicação em cada situação distinta. Veja como o seu perfil comportamental, que pode ser determinado pela metodologia DISC, influencia diretamente nessa transmissão:

Perfil comportamental na comunicação dentro de casa

A comunicação que poderia ser vista como a mais simples, mostra-se como a mais dificultosa devido aos muitos conflitos que podem ser vivenciados dentro de casa. Especialmente se pais e filhos possuem perfis comportamentais diferentes, assim como marido e mulher, pode ser necessário empreender certo trabalho para uma melhor compreensão.

Dosar a forma como a mensagem é passada é indispensável para criar um ambiente familiar menos explosivo e com bons feedbacks, que é justamente quando a comunicação gera algum tipo de retorno que evidencia que o processo comunicativo está, de fato, funcionando.

É importante conhecer o seu perfil comportamental e também os de seus familiares para ajustar essa comunicação. Por isso, se você ainda não sabe a qual grupo pertence, o momento para apostar na metodologia DISC é agora a partir do CIS ASSESMENT.

Perfil comportamental na comunicação dentro da empresa

Outra aplicação de grande importância do perfil comportamental na comunicação é em meio aos ambientes corporativos. Especialmente para quem está a frente de departamentos e possui subordinados, é essencial entender e encontrar um meio-termo comunicativo que garanta a eficiência na transmissão da mensagem para todos.

Como as pessoas são diferentes entre si, é evidente que dentro de uma empresa existam profissionais dos mais diversos perfis comportamentais. Para a área de vendas, por exemplo, os mais indicados são os comunicadores enquanto para cargos de administração os planejadores e analistas podem ser os primeiros a serem contratados.

Se você faz parte do Recursos Humanos de um negócio, acredite: Terá que tirar de letra qual é o melhor caminho para falar com cada um desses tipos de perfis, afinal seu cargo exigirá justamente este cuidado. O perfil comportamental pode ser ainda uma ferramenta durante o processo de recrutamento e seleção dos negócios a fim de melhorar os acertos.

Perfil comportamental na comunicação com o público

Por fim, não menos importante, é válido falar sobre os casos em que a mensagem é transmitida para um público maior e sem indicação certa sobre o seu perfil. Afinal, quem sabe você não se torne uma palestrante de sucesso que viaja Brasil a fora para transmitir determinada mensagem, não é mesmo? Como proceder neste caso?

Além de manter o seu próprio estilo que é algo inerente, é perfeitamente compreensível que sua mensagem seja transmitida de modo mais neutro, ou seja, de uma forma que possa agradar a todos os seus ouvintes além de lhes passar eficientemente a mensagem.

Para falar com públicos que são potenciais clientes ou parceiros é necessário manter sempre uma estratégia junto à amabilidade e também persuasão. Fazer uso de cada uma das suas habilidades pessoais é, de fato, algo realmente importante para finalizar com chave de ouro.

Como identificar o tipo de perfil comportamental?

Depois de ver todo este conteúdo é provável que você esteja pensando “Mas, como é que eu vou saber qual o perfil comportamental do meu ouvinte?” e a verdade é que nem sempre você poderá ter certeza, afinal alguns diálogos começam e terminam rapidamente, não é mesmo?

Mas, é importante ficar de olho em algumas características mais berrantes no seu destinatário. Por exemplo, se ele é mais quieto ou mais ativo. Além do mais, para casos específicos em que é possível e necessário, o indicado mesmo é fazer o CIS ASSESSMENT, você sabe o que é isso?

O CIS ASSESSMENT nada mais é do que um software que trabalha com as características pessoais a partir da metodologia DISC para determinar o perfil comportamental de cada pessoa. A análise comportamental é importante, uma ferramenta eficaz para quem precisa entender mais sobre o perfil comportamental na comunicação. Explore mais!

Quer receber os novos conteúdos direto em seu email?

Regina Teodoro

Regina Teodoro

Olá, sou a Regina Teodoro! Eu ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial, eliminando bloqueios e impedimentos através do autoconhecimento.

Website: http://reginateodorocoach.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *