Perfil Comportamental: Saiba como ele afeta o seu dia a dia!

São muitos os problemas e desafios cotidianos da vida, não é mesmo? Saber encará-los é indispensável para não cair no desânimo e nessas horas conhecer o seu perfil comportamental pode ser necessário para descobrir como agir e driblar cada acontecimento que nem sempre é positivo ou agradável.

É justamente devido à importância do assunto, e porque a maioria das pessoas, especialmente as mulheres, têm dificuldades de entender qual o seu perfil, que neste artigo eles serão apresentados em detalhes.

Afinal, entender o perfil comportamental é o primeiro passo para abandonar muitas amarras.

É a partir dele que você descobre quais são as suas maiores aptidões e características que servirão para posicioná-lo melhor no mercado, por exemplo. É a partir deste conhecimento pessoal que você saberá como agir em inúmeras ocasiões também. Por isso, continue lendo.

O que é perfil comportamental?

As pessoas são diferentes entre si. Mesmo gêmeos idênticos possuem características diferentes ente si, que rapidamente fazem com que os pais comecem a identificá-los devido a esses atributos. Um é mais bravo e chorão, outro é mais calmo e risonho e por aí vai.

O que explica essa diferenciação é que cada pessoa nasce com um perfil comportamental e que, apesar deste perfil poder ser trabalhado, certas características costumam se manter por toda a vida visto que são naturais a pessoa.

Predominantes, essas características, atitudes e comportamentos decifram e decodificam os humanos classificando-os em grupos semelhantes, apesar de nunca iguais. O perfil comportamental é, portanto, um modelo que aponta como as pessoas respondem a estímulos e situações comuns visto que cada um tem uma forma de reagir.

Quais os tipos de perfis?

Basicamente, existem quatro perfis comportamentais apontados ao longo da história. São eles: Comunicador, executor, planejador e analista. A seguir cada um desses perfis estão descritos em maiores detalhes para que você entenda suas principais características. Acompanhe:

1. Perfil Comportamental Influente

Bem mais extrovertidos e falantes, as pessoas que integram o perfil comportamental do tipo comunicador ou influente não gostam muito de monotonias e costumam se adaptar a diferentes situações com bastante facilidade. Tendo a comunicação como o seu forte, são rápidos na troca de assuntos e gostam bastante de movimentação e debates.

Algo que realmente não agrada às pessoas deste perfil é passar despercebido. Por isso mesmo fazem o tipo “amigo de todos” e também líderes das principais equipes. Por serem bem vaidosos, os comunicadores apreciam os seus próprios impactos na sociedade.

Ágeis e rápidos, estimam pela relação interpessoal e preferem estar em ambientes mais harmoniosos. São ainda imaginativos e podem ter sentimentos artísticos para finalizar.

2. Perfil Comportamental Dominante

Otimistas e bem dinâmicos, as pessoas que estão no grupo do perfil comportamental executor ou dominante são líderes natos e, portanto, dificilmente terão medo de assumir qualquer que seja o risco ou o desafio de ser encarado.

Bastante dinâmicos e ativos, esse perfil faz o tipo trabalhador, com muita disposição física para o seu dia a dia. São pessoas determinadas e cheias de perseverança, facilmente percebidas por onde quer que passem.

3. Perfil Comportamental Estável

Muito mais calmas e tranquilas do que as pessoas que estão nos dois grupos anteriores, os planejadores ou estáveis são controlados e bastante prudentes. Apreciam bastante o estabelecimento de uma rotina.

Quem faz parte do perfil comportamental planejador com certeza se sente confortável e seguro ao lado de pessoas dinâmicas e mais ativas. Aliás, ajudam essas pessoas também a agirem com maior tranquilidade mediante as situações de emergência.

Uma importante característica desse público é que ele toma decisões sem pressão e agem com bom senso. A flexibilidade deste perfil e ritmo disciplinado de ações também são pontos fortes. Mais introvertidos, entretanto, os planejadores possuem boa memória, são pacientes e observadores para fechar suas características com chave de ouro.

4. Perfil Comportamental Conforme

O último dos quatro perfis comportamentais, o perfil conforme corresponde às pessoas mais calmas, porém também rígidas e preocupadas. Bastante discretos, são pessoas mais tímidas e caladas cujo relacionamento com os demais passa até mesmo despercebido. Infelizmente, este tipo é o mais pessimista entre todos os apontados.

Sendo bem sensíveis à arte, por exemplo, o tipo analista é inteligente e ágil. Além disso, possuem como ponto alto a intelectualidade, uma das características mais predominantes da sua personalidade. Os analistas são bons também em improvisação rápida.

Sensíveis a críticas, magoam-se mais facilmente, porém em contrapartida são intuitivos e bastante curiosos. São ótimos em encontrar oportunidades em meio a problemas urgentes! Os conformes, como também são conhecidos,  sempre trabalham em conformidade com regras, normas e leis previamente estabelecidas.

Depois de ver todos esses tipos de perfil comportamental você já sabe dizer qual é o seu tipo?

Por que é importante conhecer o seu?

A importância de entender o perfil comportamental é facilmente explicada. Uma vez que você saiba de qual grupo faz parte, lê sobre as características normais ao grupo e a forma como reagem, é possível trabalhar com uma maior exatidão em formas de melhorar o seu cotidiano.

Indo além, o conhecimento deste assunto possibilita que você passe a entender melhor situações que são extremamente cotidianas. Imagine que você tem um filho que simplesmente não respeita as suas ordens e que dificilmente escuta quem quer que seja. Será que esta forma de agir não está associada ao perfil comportamental dele? Afinal, ele pode ser um dominante!

Se você é chefe de pessoal poderá, a partir deste entendimento aprofundado, lidar melhor com cada membro da sua equipe uma vez que sabe que cada um dos colaboradores tem um perfil com características mais específicas. Também terá a oportunidade de ajustar relacionamentos que estão se perdendo porque um não entende as necessidades do outro.

Como se vê, entender o conceito de perfil comportamental vai muito além de uma aplicação pessoal. É indispensável até mesmo para entender como as pessoas ao seu redor se comportam indicando formas de como ter um convívio melhor com cada uma delas!

A fim de saber qual é o seu perfil comportamental? Aproveite para fazer uma Análise do CIS Assessment, um programa completo e preciso na definição de qual o perfil certo de cada pessoa. Não fique com dúvidas sobre qual é o seu tipo, pelo contrário, faça agora mesmo a sua análise e comece a dar a reviravolta que sua vida precisa já!

Quer receber os novos conteúdos direto em seu email?

Regina Teodoro

Regina Teodoro

Olá, sou a Regina Teodoro! Eu ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial, eliminando bloqueios e impedimentos através do autoconhecimento.

Website: http://reginateodorocoach.com.br