Teste vocacional: Uma ferramenta para o autoconhecimento!

Muito se fala em teste vocacional e não são poucos os sites que oferecem este recurso de modo online e gratuito para quem busca mais conhecimento sobre si mesmo. Mas, será que essa ferramenta é realmente importante e determinante para o autoconhecimento?

Se você sempre quis fazer, ou até mesmo já fez alguns testes vocacionais e gostaria de saber mais sobre o assunto, este é o artigo certo para a sua necessidade.

Acompanhe neste conteúdo alguns fatos importantes sobre a busca pelo autoconhecimento e saiba de uma vez por todas porque é importante contar com o acompanhamento de um Coach Comportamental.

O que é teste vocacional e qual a sua relação com o autoconhecimento?

O teste vocacional é uma atividade que tem por objetivo determinar quais são as aptidões e as habilidades da pessoa que passa por ele. Ideal para quem ainda não sabe o que quer fazer, especialmente jovens estudantes em fase de determinar a área em que continuarão a estudar, esse recurso é imprescindível já que gera o autoconhecimento.

Uma vez que o teste vocacional é aplicado a partir de uma série de perguntas e escolhas, é possível a quem passa por ele descobrir questões, vontades e preferências que dificilmente poderiam ser notadas no dia a dia sem tal ênfase. Indicando uma direção, o teste vocacional é, portanto, uma das portas de entrada para o sucesso a partir do conhecimento próprio.

Por que o seu comportamento influencia na vida profissional?

O comportamento humano é o principal responsável pelo sucesso, pelo fracasso, pela conquista dos objetivos e também pelo desvio do foco que vez ou outra acontece na vida das pessoas. Entender melhor como está o seu comportamento e como ele responde as suas determinações é importante a fim de que sejam estabelecidas as prioridades.

Na vida profissional, por exemplo, é indispensável saber que o seu comportamento tem forte impacto e influência na rotina. As características pessoais de cada indivíduo são as principais determinantes que os leva a assumir certos cargos, enquanto outros não possuem o comportamento certo para tal vaga. Nem todo mundo pode chefiar ou estar à frente, certo?

O seu comportamento determina a sua vida profissional uma vez que permite que você se destaque, especialmente para quem tem o perfil mais extrovertido, ou ainda que seja reconhecido pelos seus grandes feitos por trás da cortina, no caso daqueles mais introvertidos.

Como descobrir suas habilidades?

“Mas, como é possível usar da junção do teste vocacional e da análise do perfil comportamental para determinar quais são as habilidades existentes?”, pois bem, a verdade é que após passar por cada uma dessas ferramentas você já terá um bom e completo relatório sobre suas características pessoais que são, particularmente, determinantes para o seu perfil.

Desta forma, você terá indicativos claros e diretos sobre quais são as principais oportunidades que vão de encontro com o seu perfil. Sabe por que você não deu certo naquela área profissional que escolheu? Apenas porque você não tinha o autoconhecimento necessário para fazer a melhor escolha! E com o tempo viu que errou feio no que decidiu fazer.

Se mais pessoas investissem em seu conhecimento próprio, com certeza seriam menores os índices de empresas que fecham, de pessoas que abandonam o emprego ou que desenvolvem doenças emocionais como a depressão. Uma escolha certa é capaz de mudar tudo isso!

A importância do coach comportamental

Agora que você já sabe qual é a importância de passar por um teste vocacional e também de entender a fundo qual é o seu perfil comportamental, é válido destacar a importância de fazer isso de modo acompanhado por um profissional da área.

Afinal, a verdade é que de nada adianta você ter em mãos a melhor ferramenta se não souber como aplicá-la e principalmente como fazer a sua leitura. É justamente aqui que entra o Coach Comportamental. Já ouviu falar deste profissional?

O Coach Comportamental é a pessoa certa para indicar e aplicar testes que permitam o descobrimento do seu verdadeiro eu. Sem indicar uma direção a ser seguida, mas explorando melhor o horizonte e suas possibilidades, esse profissional tende a melhorar o seu dia a dia a partir de descobertas que dificilmente você faria sozinha.

Se você nunca entendeu como o Coach atua, aqui vai um breve resumo: O Coach tem conhecimento teórico, e muitas vezes prático, dos problemas e das dúvidas que são enfrentadas por você. Como no contexto deste artigo, uma de suas tarefas é ajudar na leitura dos resultados sobre seu perfil comportamental, indicando quais são as suas aptidões.

Para entender melhor e começar a determinar seu perfil comportamental, antes mesmo de fazer o seu teste vocacional, aproveite para fazer uma Análise Gratuita do seu Perfil! Este é o primeiro passo a ser dado para o autoconhecimento que acumulará excelentes resultados tanto na vida pessoal quanto também na profissional. Vá em frente e compreenda-se mais!

Quer receber os novos conteúdos direto em seu email?

Regina Teodoro

Regina Teodoro

Olá, sou a Regina Teodoro! Eu ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial, eliminando bloqueios e impedimentos através do autoconhecimento.

Website: http://reginateodorocoach.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *